Unip dá brinde a aluno que fará Enade

/
7 Comments

Estudantes relatam que distribuição de pen drive é feita para quem avaliar positivamente a escola em questionário

Simone Iwasso e Mariana Mandelli

Alunos da Universidade Paulista (Unip) relatam que a instituição ofereceu um pen drive em troca de avaliação positiva no questionário socioeconômico do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), que será aplicado amanhã. No questionário, o aluno dá opinião sobre infraestrutura, professores e métodos pedagógicos - informações usadas pelo Ministério da Educação para compor a avaliação final do curso.

Estudantes ouvidos pelo Estado afirmaram que, na semana passada, professores informaram que quem preenchesse o questionário de maneira favorável à universidade seria premiado com um pen drive. A Unip, instituição de ensino superior com maior número de alunos do País, afirma que presenteou todos os selecionados para fazer o Enade com o equipamento, como uma maneira de estimulá-los a fazer a prova.

Alguns estudantes contam que chegaram a participar de reunião no sábado passado para receber orientações sobre como preencher o questionário. Em redes sociais, como o Twitter, eles também relatam o ocorrido, alguns comemorando e outros ironizando.

A instituição nega relação entre o brinde e as informações do estudante no questionário. "Nós demos o pen drive como um presente para o aluno fazer a prova com vontade, sem relação com o questionário. Quem está dizendo isso está mal informado", diz o diretor-geral da Unip, João Augusto Nasser. "Alguns alunos tiveram dúvidas com as perguntas e trouxeram para a gente. É um questionário complexo. Nós os ajudamos a responder. Demos orientações. Mas não tem relação com o pen drive", diz.

No entanto, segundo um estudante do último ano de Jornalismo, foi preciso tirar uma cópia do questionário e entregá-lo ao professor para ganhar o pen drive de 4 Gb. O aluno, que pediu para não ser identificado, relatou que o combinado era responder de forma positiva e ganhar o brinde.

Uma estudante do primeiro ano de Publicidade da capital contou que uma professora marcou um dia para o preenchimento do formulário. Segundo a aluna, a professora teria dito o que responder sobre laboratórios, bibliotecas e professores da faculdade.

Para a estudante, o intuito era instigar sem transparecer.Ela também relatou que alguns alunos contestaram a professora e se retiraram da sala. O questionário ficou com a docente, que afirmou que tiraria cópias e devolveria o original antes do exame, juntamente com o pen drive.

Outra aluna, do Tatuapé, diz que na sexta-feira passada o professor mostrou a forma correta de preencher o questionário. Ela disse que o docente deu opções, explicando o que tinha na instituição e que os alunos não conheciam. Segundo ela, o professor sugeriu que os alunos colocassem as melhores avaliações, mas eles poderiam optar pela alternativa que quisessem. Quando os questionários foram entregues, os alunos receberam um pen drive. Ele disse que ficaria com os documentos e faria cópia "por segurança".

ÍNDICE

O Enade é uma prova aplicada para uma amostra de ingressantes e concluintes - a cada ano, um conjunto de cursos faz o exame. A nota dos alunos é combinada com informações do questionário socioeconômico e com dados fornecidos pela instituição para compor a avaliação do curso.


Posts relacionados

7 comentários:

  1. Inclusive eu tenho um video do prfessor falando as respostas que os alunos devem responder.

    ResponderExcluir
  2. Que vergonha!!!, infelizmente cursei nessa faculdade, se arrependimento matasse....
    Mirian

    ResponderExcluir
  3. Certamente o autor da postagem está muito mal informado, e quanto aos dois anônimos, à tamanha covardia são dispensados os comentários.
    Sou aluno da UNIP Campus: Santos - Rangel, embora não tenha prestado o ENADE, estava junto aos meus colegas de classe quando receberam o Pen Drive da Universidade Paulista. O que ocorreu foi que a universidade colocou professores a disposição, de quem precisasse, um professor para AJUDAR no preenchimento da inscrição. Preenchimento este que inclusive não se limitou a avaliação da universidade, por exemplo, se o aluno estivesse com dificuldades para preencher dados pessoais, ou precisasse de qualquer tipo similar de assistência para preencher a inscrição.
    Observo também que os alunos não receberam o Pen Drive no momento do preenchimento da inscrição, de modo que alguns amigos meus receberam o Pen Drive e preencheram a inscrição em casa.

    ResponderExcluir
  4. Continuação....

    Portanto fica evidente que o dono do blog carece de informação, ou ao menos de informação verídica, restando-lhe apenas sua retratação à instituição pela injustiça cometida.
    Estou aperto a discussões sobre o assunto.

    E-mail: brunolsrodrigues@hotmail.com
    Blog: espacobrunorodrigues@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Somos o Movimento Universitário Voz e Ação da UNIP Alphaville - SP.
    Estamos entrando em contato com alguns CA's e movimentos para unir forças e desenvolver relacionamentos.

    Caso haja interesse em conhecer mais sobre os nossos projetos, objetivos e filosofia acesse o nosso blog www.vozeacao.com.br e entre em contato conosco.

    Será um prazer tê-los como nossos parceiros e amigos, certos de que terão nossa colaboração e força em qualquer ação voltada ao bom desenvolvimento acadêmico, melhoria na qualidade do ensino e na defesa dos interesses dos alunos.

    MOVIMENTO UNIVERSITÁRIO VOZ E AÇÃO.

    ResponderExcluir
  6. Sr Bruno,
    Cursei em Campinas, e lamento informá-lo de que as acusações são verídicas, pelos menos aqui no campus de Campinas ocorreram. Eu me neguei a participar de tamanho ridículo, pois preencher fasas informações à respeito da universidade, para favorecer somente à Universidade, é RIDÍCULO!!! Desconfio que vc tenha recebido um Pen Drive pra defender a Unip novamente!!!

    ResponderExcluir
  7. Além do Pen Drive, tambem foram oferecidas outras recompensas, estas para estimular o bom resultado na prova do Enade, mediante comprovação posterior de nota: Netbook, pós graduação, entre outros!!!!

    ResponderExcluir