Coleção Grandes Cientistas Brasileiros fala sobre Florestan Fernandes

/
0 Comments
Personalidade marcou a história e revolucionou as ciências sociais do Brasil

O segundo fascículo da série de Grandes Cientistas Brasileiros da editora Casa Amarela e da Revista Caros Amigos traz a história de superação do primeiro grande sociólogo brasileiro; o Florestan Fernandes.

A biografia do menino que larga cedo os estudos para ajudar a mãe e consegue, depois, de um supletivo, em 1941, entrar na recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo ( USP), merece ser lembrada e admirada pelos brasileiros.

Florestan rompe uma barreira ao entrar em um lugar destinado, até então, à elite. Depois de trabalhar como limpador de roupa em uma barbearia, engraxate, entregador de alfaiataria, açougue, marcenaria, padaria e como garçom, ele prova que os sonhos são possíveis.

Um exemplo para um país que ainda lê pouco, o sociólogo, mesmo sem estudar, nunca deixou os livros que depois o levaram à universidade. Lá e por toda vida defendeu os pobres, negros e índios. Da primeira turma de professores que substituiu os mestres estrangeiros –que iniciaram a USP- Florestan foi um símbolo de resistência ao golpe militar em 64 e a ditadura que perdurou por 21 anos no Brasil.

A leitura do fascículo é indispensável para todos os estudiosos e pessoas que querem conhecer melhor a história e a obra de um brasileiro que superou diferenças para defender um país mais justo.

O Fascículo que já está nas bancas custa R$ 8,90 e conta também a história do físico César Lattes. Responsável por mudar os rumos da pesquisa nuclear, ele levou o nome do Brasil para o mundo, virou samba e nome de currículo científico.


Posts relacionados

Nenhum comentário: