Do site www.contato.ufscar.br

O 5° CONTATO – Festival Multimídia Colaborativo abre inscrições, até o dia 30 de junho, para estudantes universitários e recém-formados participarem do CONTATO Universitário 2011 através de projetos multimídias no valor de até R$3.000,00.

O concurso “Contato Universitário” é uma chamada de projetos artísticos propostos por estudantes de graduação, pós-graduação e recém formados de todo o Brasil que objetiva possibilitar a apresentação de trabalhos multimídia em variados suportes de criação (áudio,vídeo, performance, instalação, intermedia, artes transdisciplinares, dentre outros), tendo como base o slogan desta edição do Festival “Quando 140 caracteres não bastam, é hora de ir pra rua e se conectar. Faça contato!”.

Os trabalhos selecionados terão despesas de até R$3.000,00 pagas pelo Festival e serão expostos no Contato Eletrônico durante a Praça de Diversões do CONTATO, montada nos dias 17 e 18 de setembro. Além disso, entre os dias 12 e 16, serão realizadas oficinas na busca por experimentações em arte e tecnologia, num processo de formação entre diversos artistas ao estabelecer relações com sua poética e processo de criação.


Para mais informações, acesso o site do Festival:

WWW.CONTATO.UFSCAR.BR

O Centro Acadêmico de Comunicação Florestan Fernandes (CACOFF) realizou nessas últimas semanas a avaliação dos professores dos cursos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas, com base em questionário aplicado aos alunos.
Com os resultados em mãos, convidamos todos os alunos a participarem da Assembléia de seus respectivos cursos que ocorrerão nas seguintes datas e horários:

Rádio e TV : Segunda-feira (20/06) 12h na sala 74
Jornalismo : Terça-feira (21/06) 17h30 na Central de salas
Relações Públicas : Terça-feira (21/06) 17h30 na sala 74

A presença de todos é muito importante, venha analisar os resultados e debater os problemas do seu curso!
Bauru pela liberdade, diversidade e direito de expressão
Criado em resposta aos atos violentos da policia paulistana contra a livre manifestação, a Marcha da Liberdade também acontecerá em nossa cidade



Ocorrerá neste sábado (18/06) , no Parque Vitória Régia, em Bauru a primeira Marcha da Liberdade. O movimento ganhou força após o confronto entre manifestantes e policiais na capital paulista, no dia 21 de maio, quando acontecia a Marcha da Maconha. Dizendo seguir um mandado judicial, a Tropa de Choque paulistana entrou em confronto com manifestantes pacíficos, sem distinção entre mulheres e crianças que se encontravam na marcha. Após a repressão ao direito de manifestação, o grupo ganhou o apoio de várias outras minorias, tornando-se a #MarchadaLiberdade.
Segundo os organizadores, o movimento não se trata de uma organização ou um partido e, sim uma rede, que ao sair às ruas vão representar todo e qualquer tipo de pessoa que se sinta reprimida por ser diferente. Tentando mostrar este ideal, o site da organização chama a todos “Ciclistas, peçam a legalização da maconha… Maconheiros, tragam uma bandeira de arco-íris… Gays, gritem pelas florestas… Ambientalistas, tragam instrumentos… Artistas de rua, falem em nome dos animais… Vegetarianos, façam um churrasco diferenciado… Moradores de Higienópolis, venham de bicicleta… Somos todos cadeirantes, pedestres, motoristas, estudantes, trabalhadores… Somos todos idosos, pretos, travestis… Somos todos nordestinos, bolivianos, paulistanos, vira-latas.”
A Marcha ocorrerá as 14h e todos estão convidados, não deixe passar a oportunidade de representar a sua liberdade de expressão. Para outras informações, acesse www.marchadaliberdade.org.

Além de estar junto com outros centros acadêmicos da FAAC na reestruturação de nosso diretório acadêmico, o CACOFF irá contribuir para a eleição da próxima chapa do CAARTUN.

Contamos com a colaboração de todos no curso de Artes para efetivarmos uma eleição imparcial e que chegue à ampla maioria dos alunos!

Período de divulgação de propostas da chapa inscrita: Até o dia 13 de Junho
Eleição: 14 de Junho no período noturno.
Apuração: 15 de Junho na sala do CACOFF, às 18h00.

A apuração será realizada por pelo menos dois integrantes do CACOFF, um integrante da chapa candidata e, no mínimo, uma testemunha.

Lembrando que a próxima reunião para a reestruturação do DADICA acontece na próxima quinta-feira, às 18h00, na sala do CACOFF!

Convide os outros alunos da FAAC e ajude a reestruturar nosso Diretório Acadêmico, o DADICA!!
O CACOFF, como movimento social, apóia o debate que acontece esta noite, às 20h00, na república Sassanid, tendo em vista as polêmicas e inconsequêntes reformas no Código Florestal brasileiro.

Assista ao vivo pelo Blog do CACO.


Além de atividades culturais durante todo o dia, festival traz a Bauru uma das maiores revelações do hip hop nacional, o rapper EMICIDA

Amanhã é dia de passar o dia no parque, curtindo a natureza. É nesse clima que acontece o último dia do 2° Festival Canja em Bauru, neste domingo (12/6). Das 10h da manhã até as 22h, o parque Vitória Régia recebe diversas atrações: música, palestras, oficinas e teatro, tudo gratuito.

À partir das 15h, sete bandas se apresentam, respectivamente: Vitrola Vil (Marília), Mantis (Sorocaba), Sincopé (Curitiba), Pé de Macaco, Projeto “Encontra” (Bauru), Dom Black (Bauru) EMICIDA (São Paulo) e Seychelles (São Paulo).

A atração mais esperada é o paulistano EMICIDA. Sucesso de crítica e público, o artista é conhecido por improvisar rimas com facilidade. O rapper é um exemplo do trabalho colaborativo e independente na cena musical atual. Seu primeiro Cd-Mixtape vendeu 10 mil cópias, distribuídas de mão em mão.

Outro destaque é o “Projeto Encontra” protagonizado pela banda bauruense Pé de Macaco, que tem a participação de músicos, atores, além da bateria do Ouro Verde.

A proposta de integração das artes do Canja, continua com teatro. O grupo Embaixada de Marte representa a peça “Desterro”. A grafitagem e os b-boys, elementos do HIP HOP, destacam a dança e as artes plásticas no último dia de festival.

Quem encerra o festival é a banda paulistana Seychelles, rockeira, direta e letras cheiras de humor e ironias.

+Canja Verde

Várias atividades com foco ambiental estão programadas, as ações do “Canja Verde”. Às 10h, ocorre uma “bicicletada” e uma caminhada ecológica que irá percorrer um circuito de 3 Km para incentivar o uso dos meios de transportes não poluentes. No mesmo horário, Grupo FORFÉ ministra a Oficina “Criação Dramatúrgica”, no Centro de Convivência da USP.

No período da tarde, acontece uma oficina de grafite, Land Art e Instalações com Materiais Naturais, às 14h. Na mesma linha de sustentabilidade, a oficina de construção de Ecobags às 15h vai ensinar como fazer esse importante item na tentativa de diminuir o consumo de embalagens plásticas.



Do site www.festivalcanja.com

Do site www.festivalcanja.com



Palestra: Vegetarianismo e Meio Ambiente
com Fernando Perri

Entender as implicações do consumo consciente não significa fazer “apologia” a uma forma de alimentação em detrimento da outra. Mas, em uma sociedade democrática, faz-se necessário que as pessoas tenham acesso a informações a respeito da origem do que consomem e das conseqüências para o meio onde vivem. A intenção é esclarecer assuntos que, muitas vezes, em razão da predominância de interesses específicos, predominância do “senso comum”, ou até de “preconceitos”, tornam-se ofuscados. Além disso, busca-se mostrar outras alternativas de vida e as motivações que levam a cada vez mais pessoas aderirem a elas. Nosso planeta clama por conscientização, práticas sustentáveis e respeito ao meio e aos outros seres vivos. A alimentação saudável está inteiramente relacionada a esses preceitos.

Local: USP - Anfiteatro
10 de Junho, Sexta-feira, às 16h
Duração: 2 horas
Depois da primeira reunião na semana passada, faremos outra reunião hoje para reestruturarmos nosso Diretório Acadêmico Di Cavalcanti (DADICA).


Se você faz algum curso da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) compareça na reunião e ajude a levantar o DADICA. Entre outras coisas, o DADICA é o órgão que pode indicar representantes dos alunos em instâncias que tomam decisões importantes dentro da universidade: reuniões da Congregação e do GAC (Grupo Administrativo do Campus), nas Comissões Assessoras (Ensino, Pesquisa, Extensão, Administração), reunões na biblioteca e nos departamentos, por exemplo.


LOCAL: Sala do CACOFF
Horário: 17h30







Do site www.festivalcanja.com

Evento segue até domingo com atividades culturais diversificadas; dois shows de peso abrem a programação musical do Canja



Ne quarta-feira (08/6), ocorre o primeiro dos cinco dias do Canja - Festival de Artes Integradas de Bauru. As duas atrações musicais que abrem o festival, Finlândia e Macaco Bong, remetem ao tema da edição 2011, “Sustentabilidade”: além de shows, os dois artistas realizam um bate-papo sobre gestão de carreira, rotas sustentáveis no Brasil e no mundo, entre outros temas.


Raphael Evalgelista (à direita), relata detalhes de formatação de turnês no Brasil e no exterior

A palestra “Como estruturar turnês nacionais e internacionais” inaugura oficialmente o CANJA 2011, no anfiteatro da USP, às 16h. No encontro, Rapha Evangelista, do duo Finlândia, compartilha suas experiências em turnês e carreira. A banda viaja em breve para a Europa, onde fará shows por todo o continente.

Mais à noite, acontece o segundo bate-papo do dia, com foco em gestão de carreira, com base no case do trio cuiabano Macaco Bong e seu conceito de “Artista Igual Pedreiro”.O papo acontece às 20h30, na área de convivência do SESC e, em seguida, a banda - uma das principais atrações do Festival CANJA - se apresenta ao vivo no mesmo local. O grupo é exemplo de produção colaborativa e de música independente no cenário musical.

Encerrando o primeiro dia do Canja, o Shiva Bar recebe o duo Finlândia, do multi-instrumentista Mauricio Candussi e o violoncelista brasileiro Raphael Evangelista. A banda, pela segunda vez em Bauru, exibe seu projeto musical que mistura tango eletrônico, samba, baião e bossa nova, promovendo um baile eletro-acústico dançante. Ainda durante a noite, o Grupo de Teatro Solar faz uma intervenção com o espetáculo “As Borboletas são Flores que prenderam a voar”. “A ideia é, para integrar as artes, um dos objetivos do festival, mesclar diversas atividades artísticas e proporcionar ao público experiências culturais diferenciadas”, explica um dos produtores do Festival, Gabriel Ruiz.





Do festivalcanja.com




O power trio cuiabano Macaco Bong inaugura a programação musical do Festival CANJA 2011, com um bate-papo e show, no SESC Bauru, dia 08 (quarta).





Bate-papo






Gestão de Carreira: Artista Igual Pedreiro




Ney Hugo, Ynaiã Benthroldo e Bruno Kayapy compartilham suas tecnologias, detalhes sobre a trajetória, explicando o processo de envolvimento com outros artistas, a interação com aspirantes a músicos, ou quaisquer outros interessados. O principal foco da conversa, entertanto, está no próprio conceito-título do álbum, no qual os integrantes do Macaco Bong criam um modo alternativo de trabalhar com música no atual cenário independente, garantindo assim a sustentabilidade dos músicos e da banda.








08, quarta, 20h30. Área de Convivência, grátis.








Show



http://www.youtube.com/watch?v=xeT6CT4xEY4





Macaco Bong




O power trio de Cuiabá (MT), nascido em 2004, é um dos programas do Circuito Fora do Eixo. Seu trabalho baseia-se na desconstrução dos arranjos convencionais da música popular aliado à linguagem do jazz, fusion e pop. Já circulou pelos principais festivais de música do Brasil, além de Argentina, Chile, Uruguai, Canadá e Espanha. O CD ‘Artista Igual Pedreiro’ foi eleito o melhor disco nacional de 2008 pela revista Rolling Stone Brasil. Em 2010, participou do espetáculo Futurível, ao lado de Gilbertor Gil, DJ Tudo, entre outros.








08, quarta, 21h. Área de Convivência, grátis.



De 8 a 12 de junho, acontece a segunda edição do CANJA - Festival de Artes Integradas de Bauru, que promove shows, exposições, apresentações de dança, exibições de filmes e peças de teatro, além de oficinas e palestras. A maior parte do evento é gratuita.

Em parceria com o Enxame Coletivo, o CACOFF participa da 2ª edição do Festival CANJA que começa nesta próxima quarta-feira e conta com cinco dias de programação. O evento deste ano aborda o tema da Sustentabilidade e reúne mais de 40 atrações em sete pontos da cidade.

A programação para 2011, em relação a edição anterior, cresceu de forma notável e agora ocorre em sete locais diferentes. “São mais de 20 shows, seis atrações teatrais, nove atividades entre oficinas e palestras, quase dez ações ecológicas do Canja Verde e uma tarde inteira de Hip Hop”, resume Artur Faleiros, um dos integrantes do Enxame Coletivo, realizador do festival CANJA.


“Sustentabilidade”, tema que norteia a programação, está relacionada à conceitos de produção colaborativa, economia solidária, consciência ambiental e novos modelos de gestão de carreira. “A própria característica de aglutinar vários grupos, agentes culturais e entidades, é uma aproximação estratégica pra potencializar o festival e trazer um retorno pra cidade”, explica Artur.


O CACOFF irá realizar uma pesquisa de opinião sustentável durante os cinco dias de Festival, além do espaço de comunicação interativa "Espaço Twitt" e do painel de comunicação sustentável a ser realizado no último dia da programação no Parque Vitória Régia.


Com parcerias importantes, como SESC, Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Neurônio Produtora, Instituto Acesso Popular, Grupo AGR (Ação, Gestão e Responsabilidade) e atrações como Finlândia (ARG), Emicida, Macaco Bong e The Name, o evento espera mobilizar 2.000 pessoas.


+Cineclube, hip hop e meio-ambiente


Com o objetivo de inovar, a 2ª edição do CANJA, integra o projeto Cine Ouro Verde, com o filme “Os Trapalhões e os Saltibancos”, além de uma esquete circense para divertir o público presente.


Outra ação inédita é o Canja Hip Hop. Além de uma tarde dedicada exclusivamente à cultura, com grafite, música e break, dois artistas de peso para a linguagem do Hip Hop estão confirmados, Slim Rimografia (São Paulo) e Thigor Tyller, de Bauru.


Mantendo a linha ecológica da edição anterior, o projeto “Canja Verde”, gerido pelo Grupo AGR (Ação, Gestão e Responsabilidade), realiza atividades de coleta seletiva, captação de lixo eletrônico, compensação de crédito de carbono e oficinas e palestras ligadas ao desenvolvimento sustentável. Complementa o Canja Verde a Bicicletada e Caminhada ecológica, com o intuito de “incentivar o uso de outros meios de transporte alternativos, não poluentes. “Ambos tratam de atividades que vão reunir aqueles dispostos a chegar no evento pedalando e fazer um pequeno circuito de bike organizado, ou caminhando”, explica Mariah Lima, integrante do Grupo AGR.


+Conhecimento


Permeando o tema “Sustentabilidade e passando por quase todas as linguagens, o Festival CANJA oferece oficinas e palestras nas áreas de teatro, música, audiovisual, circo, meio-ambiente e dança. “Intensificamos a área do conhecimento para otimizar a formação das pessoas, do público e artistas, pensando também em aprofundar o tema do Canja”, finaliza Artur.

A maioria das pessoas já viram e se inteiraram pelo assunto de que trata o título deste post pelo evento no facebook "Você é da Faac?" (http://www.facebook.com/event.php?eid=151839601553594); porém, para aqueles que ainda não sabem o por quê que estamos questionando isso, aqui segue o nosso motivo de uma forma mais detalhada:

Antigamente, todos os cursos da FAAC: Arquitetura e Urbanismo, Design, Educação Artística, Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas, eram representados por uma instância maior do que hoje é o Cacoff, uma instância chamada DADICA - Diretório Acadêmico Di Cavalcanti. O diretório tinha uma grande representatividade na universidade, podendo dar sua opinião em grandes reuniões e debates como nas Congregações, no GAC (Grupo Administrativo do Campus), nas Comissões Assessoras (Ensino, Pesquisa, Extensão, Administração, nos departamentos e biblioteca


Hoje, vemos muitas reivindicações dos alunos em geral sobre assuntos polêmicos que a universidade faz questão de não resolver como: o Restaurante Universitário, a Moradia Estudantil, a segurança no campus, professores de qualidade defasada, janelas na grade curricular, entre outros, que são levados com mais importância nas pautas das entidades como o Cacoff (que representa apenas os cursos de comunicação) e as entidades dos demais cursos da FAAC. Então, por que não aliarmos nossas forças e lutarmos juntos pela nossa faculdade?

O próprio Cacoff demorou um tempo para se reerguer e voltar a ter atitudes como: levar a cultura dentro da universidade, com os "Quinta no Bosque" e o "Cacoffonia"; avaliar os professores, através das avaliações semestrais e assembléias; honrar pelo ensino de qualidade protestando contra professores defasados, como foi o caso do abaixo-assinado de jornalismo, enfim...Se nós, um Centro Acadêmico que representa apenas 3 cursos da universidade, conseguimos tomar tantas atitudes que fizeram alguns membros da diretoria da universidade repensar sobre certos assuntos, imaginem a representatividade que um diretório acadêmico teria.

Fazendo parte de uma entidade, um centro acadêmico ou não, a SUA presença aluno da FAAC, é imprescindível na reunião de quinta-feira, 2 de junho, às 17h30, em frente a biblioteca, quem tem como objetivo reerguer o DADICA.

Vamos aumentar nossa representativa no campus! Compareça!