Incentivo ao suporte digital é tema de Conferência na Unesp

/
0 Comments

Com o objetivo de discutir a digitalização e apresentar oportunidades de financiamento do Ministério da Cultura, o Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital (Unesp) traz Octavio Penna Pieranti, coordenador-geral de TV e Plataformas Digitais da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. A conferência “Novas mídias e projetos em suporte digital” será aberta ao público e acontecerá no dia 17 de agosto, às 14h, na sala 01, no campus da Unesp, em Bauru.
Voltada aos alunos da Pós-Graduação em Comunicação e Televisão Digital, a conferência deve abordar três temáticas principais: conteúdos para televisão digital, modelos de negócio para novas mídias no Brasil e incentivos do Ministério para a produção independente.

De acordo com Pieranti, a implantação da televisão digital, em qualquer país, faz parte de um processo longo e de construção permanente. “O Brasil está avançado nesse tema, antecipando, por exemplo, o cronograma para a implantação do meio em todo o país. Naturalmente, esse processo tende a ser mais enriquecedor de acordo com as alternativas adotadas, daí a importância de debatermos temas como multiprogramação, pluralismo, e interatividade”, aponta.

Para ele, é preciso pensar a televisão brasileira com um olhar voltado para o futuro e para as exigências inerentes ao processo de digitalização, mas prestando atenção também na estrutura atual do campo da radiodifusão no país. Um curso de pós-graduação em TV Digital, por exemplo, como o implantado pioneiramente na Unesp em Bauru, pode contribuir com esse processo, já que alia capacidade analítica, massa crítica e iniciativas de prospecção.

Em relação aos incentivos do Ministério, Pieranti explica que o MinC tem intensificado investimentos no fomento à produção independente. “Uma característica marcante de diversos projetos é a sua preocupação com a estruturação do setor em suas mais diversas etapas. Por exemplo, o DocTV, um programa coordenado pela Secretaria do Audiovisual e atualmente em sua quarta edição, volta-se à formação e à capacitação de autores e produtores; ao estímulo a novas produções e à sua difusão pela televisão”, afirma. O resultado é o apoio, até o momento, de 170 documentários exibidos ou a serem exibidos, até 2010, em rede nacional pelas emissoras educativas.

A Secretaria do Audiovisual é o órgão do Ministério da Cultura responsável por elaborar políticas do cinema e do audiovisual, além de planejar e coordenar ações para a difusão e preservação das obras audiovisuais brasileiras. Também apóia a pesquisa, a formação e a qualificação profissional. Está dividida nas áreas de Cinema, Plataformas Digitais e Televisão e Vídeo, sendo as duas últimas coordenadas por Pieranti.
A conferência será aberta a todos os interessados. Mais informações podem ser obtidas no Programa de Pós-Graduação em TV Digital pelo telefone 3103-6057.

Sobre Octavio Pieranti
Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Octavio Pieranti é mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) e doutorando também em Administração pela EBAPE/FGV. Atualmente, Pieranti desenvolve trabalhos como pesquisador e atua em linhas de pesquisa que envolvem temas como comunicação, informação, tecnologias e políticas públicas.


Posts relacionados

Nenhum comentário: