Tumulto impede reunião entre Cruesp e Fórum das Seis

/
0 Comments
(Jornal da USP)


Um tumulto fez com que fosse cancelada a reunião, que deveria ocorrer na tarde desta segunda-feira (25), na Reitoria da USP, entre o Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) e o Fórum das Seis, entidade que reúne representantes dos servidores da USP, Unesp e Unicamp.

Antes do início da reunião, por volta das 15h45, manifestantes forçaram uma das entradas da Reitoria – aquela voltada para a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas –, quebraram vidros e tentaram invadir o prédio. No total, foram quebradas três portas e uma janela de vidro e arrombada uma porta de madeira, que ficam no saguão de entrada. Outra porta de madeira, que dá acesso ao interior da Reitoria, só não foi arrombada porque, do lado de dentro, pelo menos 12 homens da Guarda Universitária impediram o arrombamento, escorando a porta. Mas ela ficou com marcas dos instrumentos usados na ação – entre eles, um grosso pedregulho de cerca de 25 centímetros de comprimento.

Assustados com as batidas na porta, os funcionários que davam expediente na Reitoria se fecharam em seus escritórios e, mais tarde, foram dispensados, deixando o edifício por uma saída de emergência. O Gabinete da reitora foi isolado com uma trincheira formada por sofás. Os manifestantes – funcionários e alunos da USP, Unesp e Unicamp – estavam contrariados porque não foi permitida a participação, na reunião, do ex-funcionário da USP Claudionor Brandão. Às 18h15, os manifestantes decidiram, em assembleia, não invadir a Reitoria e se mobilizar para continuar o movimento, que reivindica, entre outros itens, aumento salarial de 17%.

No final da tarde, o Cruesp divulgou a seguinte nota sobre os fatos ocorridos na Reitoria da USP:

“O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) lamenta que os representantes do Fórum das Seis tenham se recusado a participar da reunião agendada para o dia de hoje, 25 de maio, em que seriam tratados temas relacionados à pauta unificada dos servidores docentes e não-docentes da USP, Unesp e Unicamp. Ademais, lamenta a invasão ocorrida no prédio da Reitoria da USP, em que houve dano ao patrimônio público, além de suscitar tensão entre os funcionários que ali trabalham. Os representantes das entidades sindicais das universidades priorizaram a violência no lugar do diálogo, desconsiderando princípios básicos da democracia e desvirtuando a principal finalidade para qual foi agendada a reunião.”

No início da noite, o Conselho emitiu um novo comunicado, reiterando a decisão de conceder reajuste salarial de 6,05% para docentes e servidores das três universidades públicas paulistas. Leia a íntegra do documento:

“São Paulo, 25 de maio de 2009

Comunicado Cruesp nº 02/2009

Dando continuidade às negociações, iniciadas no último dia 18 de maio de 2009, entre o Cruesp e o Fórum das Seis, para discussão dos itens da pauta unificada de reivindicações da data-base de 2009, encaminhada pelo Fórum das Seis, foi agendada para o dia 25 de maio, às 14h, na sala A, do prédio da Reitoria da USP, Bloco K, a segunda reunião entre o Cruesp e o Fórum das Seis.

Lamentavelmente, as entidades que compõem o Fórum das Seis não compareceram ao local previamente agendado para a realização dessa reunião, ao mesmo tempo em que invadiram violentamente o prédio da Reitoria.

Não obstante esse fato, o Cruesp reafirma sua decisão de conceder reajuste salarial de 6,05% para docentes e servidores técnico-administrativos das três Universidades Estaduais Paulistas, a ser aplicado a partir dos salários de maio/2009 e pago no quarto dia útil de junho próximo.”

http://migre.me/ISxb


Posts relacionados

Nenhum comentário: