Mulheres de quinta e o Saiaço

/
0 Comments



ONDE? No Bosque
QUANDO? Quinta-feira, 23 de maio, às 17h.

POR QUÊ?

O protesto do ‘saiaço’ que ocorreu na última quinta-feira, 16 de maio, tomou forma através de uma iniciativa de um calouro do curso de textil e moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da USP, Vitor Pereira.

No dia 24 de abril, o aluno, que já costumava se vestir assim, colocou uma saia e foi à aula no campus da USP Leste. Posteriormente, a atitude foi duramente criticada no facebook, onde ele recebeu agressões anônimas.
Após o incidente, Vitor resolveu criar uma página na rede social intitulada “homens de saia”, na qual defende o uso da peça por ambos os gêneros.

O caso se repercutiu dentro dos campi da USP e, a partir disso, surgiu a idéia do evento “USP de saia!’.

Os alunos da USP Leste, São Francisco, São Carlos, Riberão Preto e Cidade Universitária aderiram ao evento e compareceram às aulas usando saia. As mulheres também gostaram de ideia, e resolveram usar acessórios masculinos, como gravatas. Embora o movimento tenha recebido algumas críticas, sua importância se dá no âmbito do debate possibilitado, dentro e fora da universidade, sobre temas como o preconceito de gênero, as amarras sociais e preconceitos, machismo e a cultura do estupro.

Inspirados nos últimos acontecimentos da USP, os homens do Cacoff resolveram aderir ao ‘saiaço’ e fizeram um ensaio fotográfico na última sexta-feira, 18.

Pensando na importância desses debates levantados pelo “saiaço” da USP e principalmente na onda de agressões às mulheres que tem tomado os veículos de comunicação de Bauru, o CACOFF traz para a Unesp uma edição especial sob o tema: “Mulheres de Quinta”. Além disso, procuramos conciliar estes assuntos à famigerada Marcha das Vadias e às questões que suscita ou esconde. Para isso, vamos levar ao bosque, além de banda, comes e bebes, debates com a Prof. Dra. Larissa Pelucio, especialista em Antropologia e Questões de Gênero.

Homens de saia: http://www.facebook.com/HomensDeSaia?fref=ts



Posts relacionados

Nenhum comentário: