Moção de Apoio aos Jornalistas da Revista Caros Amigos

/
0 Comments

Nós do Centro Acadêmico de Comunicação “Florestan Fernandes”, o CACOFF, da Unesp Bauru apoiamos o posicionamento dos jornalistas da Revista Caros Amigos ao iniciar uma greve por melhores condições de trabalho no último dia 8 de março.

Ao reivindicar melhores salários, registro em carteira de trabalho, 13º salário e principalmente a não demissão de 50% do quadro de funcionários da Redação, os integrantes da Revista pedem condições mínimas para o exercício da profissão. Estas exigências vinham sendo anunciadas e conversadas há tempos com a direção da editora, mas não obtiveram respostas dialógicas. Em razão disso, na segunda-feira 11 de março, foi anunciada a demissão sumária de todos os membros da Redação da Caros Amigos, sob a justificativa de “quebra de confiança” nos profissionais envolvidos na paralisação.

Como veículo contra-hegemônico de referência no Brasil, entendemos que a produção, qualidade e credibilidade da revista se dá principalmente por seus princípios editoriais já consolidados. No entanto, o episódio traz à tona algumas incoerências no que diz respeito à linha editorial da publicação e as relações comerciais estabelecidas entre empregado e empregador.

As questões levantadas pelos jornalistas dizem respeito às condições de trabalho do profissional da comunicação e mais do que isso, reacendem o debate sobre a construção democrática de pautas, matérias e notícias nos veículos de comunicação do Brasil, em especial naqueles de cunho esquerdista e pautado pelos movimentos sociais. O caso também chamou atenção para o uso da greve como direito constitucional usado para reivindicação trabalhista a fim de incitar o diálogo com o empregador, haja vista que outras formas de comunicação tenham fracassado. A demissão coletiva só contribui para deixar cada vez mais clara as condições precárias e os direitos negados aos profissionais envolvidos no caso.

Como representantes dos alunos de Comunicação Social da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, o CACOFF repudia a demissão sumária dos profissionais da Redação da Revista Caros Amigos e se coloca ao lado dos profissionais que lutam por melhores condições de trabalho, liberdade de organização e diálogo numa das principais revistas do país.

Mais informações em:
Brasil de Fato: Revista Caros Amigos demite equipe de redação em greve



Posts relacionados

Nenhum comentário: