Moção de Apoio ao Coletivo de Mulheres do CAASO contra o “Miss Bixete”
/
0 Comments
O Centro Acadêmico de Comunicação Social “Florestan Fernandes” (CACOFF) da Unesp Bauru, vem através desta nota manifestar seu apoio a ação do Coletivo de Mulheres do CAASO contra o trote “Miss Bixete” na USP São Carlos.
Assim como o coletivo, entendemos a existência deste tipo de “brincadeira”, como é defendido por seus organizadores, como uma atitude claramente machista e abusiva. Ao expor as calouras a um “desfile de beleza” para os seus veteranos, os organizadores estão contribuindo para a perpetuação de valores machistas, superficiais e autoritários entre o quadro de alunos da universidade. No desfile as calouras são expostas a comentários pejorativos diante de uma grande plateia que, direcionando sua atenção apenas aos aspectos físicos das estudantes, as enxergam como pedaços de carne disponíveis para consumo. Esse tratamento, além de submeter as alunas ao constrangimento e ao julgamento alheio, pode ser interpretado como mais uma atitude capaz de perpetuar a compreensão da mulher como objeto de satisfação do desejo masculino.
Sendo a universidade um espaço de desenvolvimento de valores de cidadania e diversidade, este tipo de “brincadeira” não deveria ser tolerada ou praticada por qualquer membro da instituição. A represália sofrida pelo grupo feminista no último dia 26 de fevereiro, que contou com manifestações de alunos veteranos que tiraram a roupa, simularam relações sexuais com bonecas infláveis e divulgaram cartazes com dizeres ofensivos só vem a comprovar o caráter machista do “Miss Bixete”.
Em espaços públicos de ensino, a preocupação deve ir além de questões puramente acadêmicas, universidade e alunos devem estar atentos à construção de uma sociedade mais justa, igualitária e plural. Sendo assim, o CACOFF está ao lado do Coletivo de Mulheres da CAASO e Federal contra atitudes machistas como o “Miss Bixete”, e aguarda os resultados dos processos administrativos que serão abertos pela Universidade de São Paulo contra os alunos organizadores do evento.