Prof Angelo esclarece duvidas sobre a aula de Planejamento Gráfico-Editorial para o 3º termo de Jornalismo

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O CACOFF procurou o professor Pedro Celso Campos para entender o que está acontecendo com a disciplina de Planejamento Gráfico-Editorial do 3º termo de Jornalismo. Como o professor não estava na Unesp, falamos com o professor Angelo Sottovia e soubemos que os alunos estão sem professor pois o antigo professor Luciano Guimarães, que ministrava essa aula, pediu exoneração muito tarde, dia 18 de fevereiro deste ano. Assim, o processo para conseguir um professor substituto demora pouco mais de um mês.

O professor Angelo, então, convidou dois alunos de Jornalismo para ministrar oficinas que vão durar, no máximo, segundo ele, três semanas. Ele assegurou que as oficinas tem o propósito de aproveitar essas aulas que estão ainda sem professor para adiantar técnicas do InDesign, nada mais do que isso. Os alunos que estão ministrando essas oficinas estão atuando, portanto, como "oficineiros" e não como professores/bolsistas, cargo que não podem ocupar já que não são graduados ainda. O departamento não informou como eles serão pagos. Todas essas informações serão conversadas e discutidas no próximo Conselho de Curso que acontece na semana seguinte à do carnaval. Os representantes de Jornalismo do Conselho de Curso os alunos são Gabriel Mais Salgado, Laís Bellini, Paulo César Monteiro e Murilo Fermino. Aguardem por informações.

Segue abaixo o depoimento do professor Angelo explicando o caso:

"Esclarecimento sobre a Oficina de Indesign

No final do ano passado, o professor Luciano Guimarães foi aprovado em concurso da USP. Ciente de sua aprovação, o Departamento de Comunicação Social (DCSO) solicitou, imediatamente, a abertura de concurso para a contratação de um professor substituto para a disciplina Planejamento Gráfico-Editorial. No entanto, a Reitoria não pôde aceitar o pedido, informando que isso só poderia ser feito depois que o Prof. Luciano pedisse sua exoneração,
ou seja, saísse da folha de pagamento da Unesp. Como o professor Luciano só se exonerou no último dia 18, no dia seguinte demos entrada novamente no pedido de concurso e o processo está em andamento.
A Comissão de Contratação Docente da Reitoria já aprovou a contratação, mas o processo ocorre da seguinte forma:
1) Abertura do edital e publicação no Diário Oficial do Estado,
2) Prazo para inscrições dos canditados,
3) Definição do dia ou dos dias das provas de seleção,
4) Publicação do resultado,
5) Prazo para apresentação de recursos jurídicos, caso alguns candidatos não concordem com a classificação,
5) Homologação do resultado pela Congregação da FAAC,
6) Prazo para apresentação do candidato aprovado,
7) Realização de exames médicos obrigatórios,
8) Início das aulas.

Como todo esse processo demora, pelos menos, 4 ou 5 semanas, teremos uma Oficina de InDesign para que os estudantes conheçam a ferramenta de diagramação necessária para viabilizar o exercício de produção do jornal Extra!. Não serão, portanto, aulas de Planejamento Gráfico-editorial e sim sobre o programa InDesign.

Atenciosamente, estou à disposição para o esclarecimento de quaisquer outras dúvidas.

Angelo Sottovia Aranha(Prof. Jornalismo Impresso e vice-chefe do DCSO)"



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