Confira o abaixo-assinado dos alunos de Jornalismo! Entrega na próxima quinta-feira no DCSO às 17h00!!!

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O abaixo-assinado dos alunos de Jornalismo foi elaborado na reunião da última quinta-feira (19/05/2011) pelos representantes de sala de todos os anos do curso.


Após a reunião, o CACOFF está passando nas salas para que os alunos possam assinar o abaixo-assinado até a próxima quinta-feira (26/05/2011). Neste dia, todos os alunos irão entregar o abaixo-assinado no Departamento de Comunicação Social às 17h00.



Disponibilizamos aqui o texto do abaixo-assinado e reforçamos a necessidade de todos nós comparecermos na entrega do abaixo-assinado! Vamos nos manifestar por um curso de qualidade e por uma maior responsabilidade com o ensino público que deve ser verdadeiramente gratuito, de qualidade e para todos!



LOCAL DE ENTREGA: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL



DATA: QUINTA-FEIRA (26/05/2011) ÀS 17H00





Abaixo-assinado



Ao Excelentíssimo Senhor Coordenador do Curso de Jornalismo da Unesp de Bauru, Professor Pedro Celso Campos, à Excelentíssima Senhora Chefe do Departamento de Comunicação Social da Unesp de Bauru, Professora Letícia Passos Affini e ao Excelentíssimo Senhor Chefe do Departamento de Ciências Humanas da Unesp de Bauru, Professor Jean Cristtus Portela



Bauru, 19 de maio de 2011




Nós, abaixo-assinados, dos quatro anos do curso de Jornalismo da Unesp de Bauru, manifestamos nossa indignação e pedimos uma resposta oficial diante de todos os itens pontuados a seguir:


- Descaso da coordenação de Curso e dos Departamentos de Comunicação Social e de Ciências Humanas que não cobram as responsabilidades burocráticas de cada professor, principalmente no que diz respeito à assiduidade dos professores, seguimento do plano de ensino, entre outros fatores especificados a seguir por cada termo. Pedimos também que se crie uma cultura de dedicação dos professores e dos Departamentos para não perpetuar a situação crítica atual visando à melhoria do curso em geral com cumprimento e planejamento de aulas, conteúdos e didática de todas as disciplinas. Pedimos ainda que os Departamentos e o Conselho de Curso se posicionem criticamente e com medidas disciplinatórias nas situações em que os professores contratados não cumprirem com os compromissos assumidos no momento de ingresso à universidade, em respeito ao ensino público e ao investimento do Estado.


- Descaso do Conselho de Curso por não atualizar a grade curricular que já demonstra há anos que tem pontos defasados. Pedimos atualização da grade com a participação da opinião do aluno por debates e reuniões abertas.


- Possível retaliação frente à manifestação dos alunos. Pedimos a não retaliação ao posicionamento dos alunos e a não ameaça.


- Questionamos a possibilidade de nosso curso ter Matérias Optativas. A ausência destas faz o currículo do aluno manter-se engessado sem variações que o diferem no mercado de trabalho.


Questionamentos específicos de cada termo:





1º termo diurno


- Posicionamento do departamento quanto às seguintes reclamações sobre o professor João Baptista de Mattos Winck Filho: O departamento não avisou sobre faltas do professor, não há sala certa para a aula de reposição, em toda aula os alunos entram em alguma sala que no momento está disponível. O professor em questão nunca entregou o plano de aulas e não sabe como os alunos vão ser avaliados. Falta definição e clareza na explanação sobre a disciplina e no planejamento da mesma.


- Reclamação em relação ao lançamento de faltas e notas, a maioria dos professores não atualiza toda semana.


1º termo noturno


- Posicionamento do departamento quanto às seguintes reclamações do professor João Baptista de Mattos Winck Filho: o professor disse que vai avaliar os alunos pelo trabalho do professor Marcelo Bulhões. O professor disse que ele é um dos coordenadores da Parada Gay e pediu um trabalho para aplicar as teorias (ainda não dadas) relacionando ao evento. Não se sabe esse é um modo eficiente de avaliar os alunos da disciplina Teorias e Métodos da Pesquisa em Comunicação. Falta de definição e clareza na explanação sobre a disciplina e no planejamento da mesma.


- Questionamento ao departamento sobre as aulas do professor Mateus Yuri Passos que ministra a aula para as duas turmas divididas, sendo que uma acontece no laboratório e a outra na sala de aula.


- Reclamação em relação ao lançamento de faltas e notas, a maioria dos professores não atualiza toda semana.


3º termo diurno


- Questionamentos sobre a ausência da disciplina de Planejamento Gráfico I por falta de professores, mesmo compreendendo que o último professor responsável pela disciplina pediu exoneração do cargo com atraso. Questionamento sobre a burocracia deste caso. Questionamento de quando os alunos terão a aula e como serão definidos os horários da mesma. Questionamento sobre a possibilidade de esta ser ministrada durante o período considerado férias, em julho.


- Reclamação em relação ao lançamento de faltas e notas, a maioria dos professores não atualiza toda semana.


3º termo noturno


- Questionamento sobre a falta de professor para a disciplina de Planejamento Gráfico, os alunos querem saber quando vão repor esta aula.


- Reclamação em relação ao lançamento de faltas e notas, a maioria dos professores não atualiza toda semana.


5º termo diurno


- Questionamento sobre a atitude do professor Fábio Negrão Figueira Pinto que está cancelando aulas da graduação para desenvolver projetos e, de acordo com ele, o próprio doutorado.


- Reclamação em relação ao lançamento de faltas e notas, a maioria dos professores não atualiza toda semana.


- Questionamento sobre a disciplina de História da Comunicação. Os alunos querem saber quando serão repostas as aulas e como.


- Pedido de esclarecimento sobre quando as aulas de Deontologia vão acontecer.


- Questionamento sobre a falta de equipamentos, principalmente aqueles relacionados a Telejornalismo e às aulas de Fotojornalismo.


- Questionamento sobre a produtividade dos departamentos para melhorar pontuação e acelerar contratação.


- Questionamento sobre orçamento dos Departamentos, como é gasto o dinheiro.


- Questionamento sobre a posição da professora Letícia Passos Affini que retirou o telefone da Sala de Projetos. Pedido de esclarecimento sobre o que aconteceu.


- Questionamento sobre o descaso da professora Adriana Cardoso Nogueira com a disciplina de Roteiros para Comunicação Audiovisual.


- Questionamento sobre o descaso do professor Fábio Negrão Figueira Pinto com a disciplina.


- Questionamento sobre o descaso da professora Sônia de Brito com a disciplina.


5º termo noturno


- Esclarecimento sobre os processos de contratação de professores efetivos: como funciona, o que os Departamentos podem fazer para acelerar estes processos.


- Questionamento sobre os métodos de avaliação do professor Fábio Negrão Figueira Pinto.


- Questionamento sobre o método de avaliação do professor João Eduardo Hidalgo.


- Questionamento sobre o método de Avaliação da professora Adriana Cardoso Nogueira.


- Questionamento sobre o método de Avaliação da professora Maria Helena Gamas.


- Informe sobre a negligência do professor Luiz Augusto Teixeira Ribeiro ao ministrar Fotojornalismo I no semestre passado. Pedido de esclarecimento do professor e do departamento. Atualmente, a professora Daniele Fernandes da Silva de Fotojornalismo II tem que redobrar o trabalho para explicar tudo, desde Fotojornalismo I.


- Pedido de esclarecimento sobre quando as aulas de Deontologia vão acontecer já que o noturno não tem janelas em seu horário.


- Esclarecimento sobre a divulgação de notas erradas e que até hoje não foram corrigidas na disciplina Políticas e Sistemas de Informação de Fábio Negrão Figueira Pinto do semestre passado. Como exemplo, alunas que fizeram trabalho em dupla tiraram notas diferentes, uma delas ficou com zero nesta avaliação.


- Reclamação em relação ao lançamento de faltas e notas, a maioria dos professores não atualiza toda semana.


7º termo diurno e noturno


- Reavaliação dos métodos pedagógicos da disciplina de Seminários Avançados ministrada pelo Professor Pedro Celso Campos, principalmente de sua avaliação que não avaliou realmente quem participou das palestras. Não estimulou o senso crítico e nem a reflexão diante dos temas. Propomos discussão sobre conteúdo da mesma e sobre seu cancelamento.


- Esclarecimento sobre os processos de contratação de professores efetivos: como funciona, o que os Departamentos podem fazer para acelerar estes processos.


- Reclamação em relação ao lançamento de faltas e notas, a maioria dos professores não atualiza toda semana.




O objetivo geral


O objetivo dessa mobilização é mostrar que os alunos estão atentos ao curso, percebem que este está passando por uma crise e pedem, assim, mais responsabilidade com o ensino público de qualidade, contribuindo para uma melhor visibilidade do curso e da instituição tanto dentro quanto fora dela. Para tal fim, propomos a utilização de ferramentas como: pesquisa de opinião, debates e reuniões abertas tanto ao corpo docente quanto ao discente para chegarmos num consenso sobre as necessidades do curso e meios para viabilizá-las. Estamos abertos ao diálogo.



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Um comentário:

  1. adorei... É isso mesmo pau neles!!!
    Se no publico tem esse descaso imagina no privado!!!

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