Conselho de Curso de Jornalismo 25/05/2011

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Relatório do CACOFF sobre Conselho de Curso
Presentes: Gabriel Salgado (Aluno), Danilo Rothberg (DCHU), Lucilene Gonzales (DCHU), Angelo Sottovia (DCSO), Pedro Celso Campos (DCSO) e Antonio Dino Magnoni (DCSO).
O conselho foi realizado no dia 25/05/2011 e abordou os seguintes temas:
Nova vaga para professor de Jornalismo
- Professor Angelo foi indicado para elaborar o pedido e justificatica sobre a contratação de um professor para o curso de Jornalismo.
Plano de reposição de aulas do Winck foi reprovado
- O Conselho considerou que aprovar o plano de reposição de aulas da disciplina Teoria e Método de pesquisa em Comunicação, ministrada pelo professor João Baptista de Mattos Winck Filho, seria um contra-senso. O professor vem constantemente sendo questionado por abaixo-assinados pela falta de comprometimento com o Plano de Ensino e com a aplicação da disciplina como um todo. Enquanto não se define tal situação, o Conselho não pode aprovar o plano de reposição, pois entende que estaria ratificando uma situação irregular.
Problema com o Professor Winck
- O Conselho orientou que as reclamações dos alunos sejam passadas através de documentos ao Conselho de Curso. Somente através de documentos com a assinatura comprovando a insatisfação dos discentes é que se poderá dar andamento nos processos já iniciados.
Avaliação curricular e pedagógica
- Professor Danilo propôs a elaboração da Avaliação curricular e pedagógica e ficou responsável, juntamente com a professora Lucilene, de trazer uma proposta para a próxima reunião do Conselho.
Planejamento Gráfico e Editorial para o 3º Termo
O pedido de um professor substituto foi realizado em Outubro do ano passado. No entanto, só poderia se iniciar efetivamente depois que o professor anterior se desligasse totalmente da universidade. O que aconteceu somente esse ano.
O concurso foi realizado e aprovou-se uma professora que deverá começar nesta próxima semana. Há impasses com o setor de Recursos Humanos em relação ao pagamento da professora. Porém o professor Ângelo, que está adiante deste processo de contratação, espera encontrar uma solução viável e que não mude o prazo previsto para o começo da disciplina.
Problemas com o professor Fábio Negrão
- O Conselho orientou que as reclamações dos alunos sejam passadas através de documentos ao Conselho de Curso. Somente através de documentos com a assinatura comprovando a insatisfação dos discentes é que se poderá dar andamento nos processos já iniciados. Neste caso, focando a assiduidade e freqüência. Relatamos que o professor cancelou duas aulas dando a justificativa que teria que adiantar projetos pessoais, incluindo o doutorado.
Deontologia – perspectivas para a realização da disciplina
Já que o MEC recomenda que a carga horária dos cursos noturnos não ultrapasse 24 horas/semana, a disciplina de Deontologia será aplicada no último termo para os alunos que não a tiveram ano passado.
Discussão sobre avaliação da disciplina de Seminários Avançados
Questionado sobre método da avaliação do dia 16/04/2011, o professor respeitará o questionamento e entrará em acordo se os alunos levarem um documento assinado pela sala.
Planos de Ensino
Deliberou-se que os professores terão de enviar para o Conselho de Curso (até o dia 21/09/2011) os Planos de Ensino referentes às disciplinas do 1º Semestre de 2012. Tal medida será encaminhada inclusive ao DCHU e DCSO e foi tomada na iniciativa de evitar desculpas e não cumprimento dos Planos pelos docentes.
Informações do Professor Pedro Celso Campos (Coordenador do Curso)
- Grupo PET – O projeto solicitado pelo Professor PCC ficou em 14º lugar de 13 vagas oferecidas e com a desistência de um curso de engenharia deveria assumir. No entanto, a reitoria recusou ao afirmar que já teria sido liberado um Grupo PET na FAAC.
Em 7º lugar, a FAAC ganhou o Grupo PET através do projeto do professor Antonio Dino Magnoni.
- O professor PCC relatou a falta de professores, principalmente, para o período noturno. De acordo com ele, faltam mais vagas para as disciplinas de Jornalismo Especializado, Produção e Técnica de Reportagem e Entrevista, Jornalismo Digital e Planejamento Gráfico. O curso conseguiu uma vaga a mais (fora as que substituem os professores que estão se aposentando), mas o curso ainda se encontra muito defasado.
Citou-se a defasagem nas disciplinas da área de Telejornalismo com a aposentadoria da Professora Maria Helena e com o rebaixamento da professora Adriana que já não faz parte do Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP). Ou seja, por não cumprir o mínimo necessário pela Universidade, não possui mais o vínculo de dedicação exclusiva e de 40 horas de trabalho semanais.


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