Carta sobre a falta de professores

/
1 Comments
Aos estudantes de Comunicação Social da Unesp de Bauru,

O Centro Acadêmico de Comunicação "Florestan Fernandes", o CACOFF, informa as últimas notícias em relação à demora pela contratação de professores pelo Departamento de Comunicação Social (DCSO), da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC).
A professora Letícia Passos Affini, chefe do DCSO, conversou com integrantes do CACOFF e em debate aberto, que aconteceu na penúltima quarta-feira(17/04), algumas informações foram esclarecidas.
Ficou claro que o professor Luis Augusto Teixeira Ribeiro, antigo chefe do DCSO, fez o ofício de contratação dos professores dentro do prazo no ano passado. Porém, ele fez o requerimento de apenas quatro professores. A professora Letícia informou que o professor Teixeira, como chefe de departamento, considerou que o número de professores que seriam contratados somados aos que já estão trabalhando era suficiente. Contudo, estes professores trabalhariam mais que 8h por semana. O tempo mínimo é 8h por semana e o tempo máximo é 16h.
De acordo com a Letícia, após assumir, revisou a tabela de contratação e percebeu que quatro professores era um número insuficiente para suprir a necessidade do Departamento, pelo tempo que cada um trabalharia. No dia 05 de janeiro ela foi para São Paulo, levou a nova tabela à Comissão de Contratação Discente (CCD) dizendo que o Departamento precisava de nove professores.
Na semana do carnaval, uma semana antes do início das aulas, o professor Herculano Dias Bastos (responsável pela CCD), retornou por telefone dizendo que tinha liberado a contratação de três professores substitutos e seis professores bolsistas. Ele só enviou o ofício (necessário pra qualquer contratação) na semana do início das aulas, quando, então, foi publicado no diário oficial. Alguns concursos aconteceram, contudo, em algumas disciplinas, ninguém foi aprovado. No dia 18 e 19 de março aconteceu mais um concurso. As aulas-teste, que os professores dão antes da contratação, são públicas, todos podem participar. Quando todos forem contratados será discutido com cada professor como essas aulas poderão ser repostas já que é obrigatório um mínimo de 15 aulas dadas por semestre.
Ela ainda apresentou o salário dos bolsistas (R$ 700 por 8h) e dos substitutos (R$ 850 por 12h) e a partir daí é possível entender um pouco o problema de contratação. Os salários são muito baixos, o que faz com que professores com o nível muito elevado possam desconsiderar a possibilidade de trabalhar aqui. Ela informou que, na busca de uma alternativa, está pedindo para alguns professores mais eficientes orientarem os bolsistas, que no geral não têm muita experiência em dar aulas.
Outra coisa que a Prof. Letícia destacou é que tem algumas coisas que os alunos poderiam fazer pra melhorar a situação da FAAC para a contratação de seus professores. Ela explicou que a decisão de quantas e que tipo de contratações são liberadas depende de vários fatores, por exemplo, da publicação de professores e da produção dos alunos. Não adianta um aluno receber bolsa por um projeto e este projeto não ser publicado, não dar nenhum retorno à sociedade, por exemplo, é fácil essa bolsa cair pois não está acrescentando nada à sociedade e consequentemente à função da universidade pública. Esse retorno soma pontos para a FAAC, melhorando a situação da faculdade na hora de liberar as contratações. No caso do curriculum lattes, por exemplo, cada aluno que fizer o seu, faz aumentar os pontos da FAAC. Isso não seria uma solução para problemas imediatos, mas é interessante que os alunos saibam disso.
Diante dos diversos problemas específicos de cada sala, discutidos no debate de quarta-feira passada, convocamos um representante de cada sala para participar da reunião na próxima quarta-feira, dia 24 de março, na sala do CACOFF, às 18h. Discutiremos em conjunto o que fazer diante desse problema. Precisamos da presença de um representante de cada sala para que tomemos uma atitude na qual todos estejam de acordo.
Rolou, ontem(24/04), uma reunião do Cacoff com alguns representantes de salas dos cursos de jornalismo e relações públicas. Até amanhã, divulgaremos um informe sobre o que foi decidido na conversa.


Posts relacionados

Um comentário: