Conselho de Curso de Jornalismo - 14/10
/
0 Comments
Relatório
do CACOFF sobre Conselho de Curso (14/10)
Principais pautas:
Formato da reunião do
conselho
Avaliação - fórum de
avaliação
Recepção dos bixos
O professor Juarez
Xavier, chefe do conselho de curso, propôs que o conselho dedicasse
mais tempo para discussões quanto ao perfil do curso,formação
técnica e crítica dos estudantes. A crítica do professor foi
direcionado ao fato do conselho passar muito tempo discutindo
questões burocráticas como equivalência de matérias, intercâmbio
e alteração de notas (esses quesitos não depende da opinião do
conselho, as normas da faculdade dizem exatamente o que deve ser
feito em cada caso).
Novamente a avaliação dos professores foi tema da reunião. Os docentes repetiram a crítica de que a avaliação precisa ser mais direcionada e mais criteriosa – no questionário e na forma de divulgação dos resultados. O professor Juarez apontou a falta de direcionamento político das avaliações e o professor Danilo Rothberg disse que as avaliações, apesar de serem uma atitude positiva, tem gerado mais problema, entre os professores, do que possíveis melhoras.
O Pastor e o Rondon,
representantes discentes de Jornalismo Noturno, argumentaram que há
sim uma preocupação política na aplicação das avaliações e que
constantemente o Cacoff cria espaços para que seja discutido a
metodologia de avaliação proposta pelos alunos.
A orientação tirada é
que, futuramente, o conselho elabore um modelo de avaliação que
seja representativo das três classes que compõe ocurso ( alunos,
funcionários e docentes). Outro ponto é que seja criado um Fórum
de discussão do curso, o qual conte com a participação dos alunos
e suas instituições, além de organizações da sociedade como a
FENAJ, Fórum dos Professores de Jornalistas e comunidade.
Outra pauta da reunião
foi a sugestão, feita pelos alunos,de que no próximo ano a
faculdade ofereça uma semana de recepção para os calouros. A
recepção seria uma apresentação do curso, dos projetos de
extensão e pesquisa, dos grupos de estudo e das instituições
geridas pelos alunos (Centro Acadêmico e empresas juniores). O
formato da apresentação ainda não foi definido, mas há orientação
para que ocorra na segunda semana para não interferir na recepção
dos bixos feitas pelos veteranos.