52º Conune

/
0 Comments

O segundo dia de atividades do 52º Conune ( Congresso Nacional da UNE ) contou com uma série de grupos de discussões e mesas de debates sobre questões diretamente ligadas ao cotidiano dos estudantes, além de abordar temas mais globais e estratégicas para a sociedade.

Entre os assuntos debatidos pelos delegados e observadores do Conune, os que contaram com a maior adesão dos alunos foram as recentes políticas de incentivo aos ensino superior, a expansão das vagas federais e a permanência estudantil.

Apesar do bordão “ensino de qualidade, público e gratuito” ou outras frases similares, serem sempre recorrentes – nos cadernos e discursos - tanto dos grupos que compões a direção da UNE como os da “Oposição Esquerda”. Há uma nítida divergência na avaliação que as correntes fazem do atual governo e das suas políticas educacionais bem como quais devem ser as políticas e os próximos desafios da educação nacional.

Na sexta-feira também houve a 1ª “Marcha da Maconha” em Goiania. Este talvez tenha o sido a única atividade do Conune onde, tanto o objetivo como a forma de alcançá-lo, conseguiu unir todos os grupos. Durante o ato, os alunos pautaram a necessidade de que seja revisto a forma como se debate o consumo das drogas no país e que, na avaliação deles, é evidente que a política de repressão não tem surtido o efeito esperado.

A democratização dos meios de comunicação, a solidariedade internacional, o uso de agrotóxicos, reforma urbana e o sistema de saúde foram os temas de cárater mais amplo que pautaram os outros espaços de discussão.

O novo código florestal, recentemente aprovado no congresso nacional, foi um dos temas mais polêmicos do dia. O texto que tem o deputado Aldo Rebelo (PC do B) como relator, ex-presidente da UNE, foi objeto de críticas e insatisfação dos coletivos de oposição. Já os alunos ligados a direção de entidade observam o Código como um avanço para o pais.

O clima de discussão nos espaços – inflado pelas sempre presentes musicas e hinos de provocação de ambos os lados – alcançou tal ponto que o debate foi inviabilizado e o espaço de discussão encerrado.

Um dos espaços com mais alunos presentes foi a mesa sobre as políticas de incentivo e permanência estudantil nas universidades. Ouça as falas, com críticas e elogios, sobre as políticas públicas, e ProUni e REUNI, os dois programas do governo federal que mais acirram os ânimos dos participantes do 52º Conune. Os dois entrevistados são Lucas Nunes, coordenador geral de Relações Estudantis da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e Leandro Teodoro, estudante da Faculdade de Direito de Franca.

http://dl.dropbox.com/u/36506685/politica_estudantil_ladobom.mp3



Posts relacionados

Nenhum comentário: