54 questões do ENADE ANULADAS

/
0 Comments
Ainda que tenha passado a prova de 2009 do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE), temos de estar atentos aos motivos que levaram os alunos de Comunicação Social da UNESP de Bauru decidirem, em assembléia, a Boicotar a prova e o quanto devemos dar credibilidade a ela ou não.

TERRA:
Ministério da Educação anula 54 questões do Enade
06 de janeiro de 2010 • 02h48 • atualizado às 16h39

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aplicado no ano passado teve 54 questões anuladas pelo Ministério da Educação, segundo informações do jornal O Globo desta quarta-feira. Três questões discursivas também teriam sido anuladas.

Dentre as 40 questões aplicadas para estudantes de cursos de teatro, 17,5% foram anuladas, o maior índice. Os cursos de jornalismo, design e tecnologia em gastronomia tiveram a anulação de seis perguntas.

Site: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4188983-EI8266,00-Ministerio+da+Educacao+anula+questoes+do+Enade.html

NO IG:

Inep anula 54 questões do Enade 2009
06/01 - 15:50

iG São Paulo
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anulou 54 questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2009. De acordo com o instituto, as anulações foram realizadas no dia 18 de dezembro.
Veja as provas e gabaritos do Enade 2009
Segundo o instituto, foi anulada uma questão das 10 questões gerais, aplicadas para todas as áreas avaliadas. Na prova aplicada aos estudantes de comunicação, foram anuladas 11 questões. Em uma delas, o nome do presidente Lula aparecia escrito de forma incorreta.

Ainda de acordo com o Inep, as questões foram anuladas por problemas nos enunciados ou por ambiguidade nas alternativas, dando mais de uma possibilidade de resposta.
Mais de 1,1 milhão de estudantes de todo o País, realizaram o exame, que é aplicado anualmente para estudantes ingressantes e concluintes das áreas de graduação que devem ser avaliadas pelo Inep, no dia 8 de novembro de 2009 em todo o Brasil. Dentro das áreas determinadas, foram avaliados 7.080 cursos de 1.807 instituições diferentes. O exame é obrigatório, sem ele, os universitários não conseguem receber seus diplomas.

Site: http://educacao.ig.com.br/us/2010/01/06/inep+anula+54+questoes+do+enade+2009+9263949.html

Como mesmo afirmou o portal IG, estamos submetidos à realização desta prova para nos formarmos. No mínimo precisamos refletir se queremos ou não estar submetidos a essas provas que possuem questões com qualidade duvidosa e objetivo nada inocente. E nos perguntarmos sempre quem foi que optou pela obrigatoriedade dos alunos da UNESP realizarem esta prova, já que não é uma instituição de ensino federal (E USP e Unicamp não a realizam)?

Eu não sei quanto a vocês mas não será essa provinha aplicada a poucos que avaliará o meu curso, o meu convivio universitário e muito menos a minha qualidade como comunicólogo e jornalista.


Nota 0 para o ENADE, por uma avaliação de verdade!


Gabriel Maia Salgado
Aluno do terceiro ano de Jornalismo da UNESP


Posts relacionados

Nenhum comentário: